sábado, 5 de abril de 2014

COMDEMA marca presença na Caminhada na Natureza

Evento contou com a presença de seis integrantes do COMDEMA e uniu promoção da agricultura familiar, preservação ambiental, lazer, inclusão social e saúde

Iniciativa uniu promoção da agricultura familiar, preservação ambiental, lazer, inclusão social e saúde

Foi realizado com grande sucesso no último sábado, dia 5 de abril, em Japeri, o Projeto Anda Japeri - Caminhada na Natureza, uma iniciativa que contou com mais de 250 pessoas inscritas para percorrer os 10 quilômetros de sua primeira etapa, o Circuito Pedra Lisa. 

Organizado pela ONG japeriense IKA Ambiental e pela Prefeitura Municipal, o projeto conta com mais dois circuitos ao longo de 2014: o Águas de São Pedro, com 9 quilômetros (19 de julho) e o Águas de Santo Antônio, com 12 quilômetros (4 de outubro). A iniciativa faz parte do calendário brasileiro oficial de caminhadas e é credenciada pela ANDA BRASIL e pela IVV – Confederação Internacional de Esportes Populares.

Os interessados em participar das próximas caminhadas podem se inscrever gratuitamente através do site www.caminhadas.info. 

Além de realizar um agradável exercício, os participantes percorreram localidades japerienses conhecidas por poucos, uma paisagem essencialmente rural com todos os atrativos que a vida no campo proporciona: povo receptivo, comidas típicas, como blinho de aipim e caldo de cana e clima agradável.

No final do circuito foi realizada uma confraternização com almoço e bebidas, música ao vivo, Feira da Roça, sorteio de brindes e atividades recreativas. 

A educação ambiental foi o ponto alto da confraternização no espaço do Sítio Cacique. Nesse momento, a atenção do público se dividiu entre a exposição da coleção de insetos da Rebio Tinguá, as peças da campanha contra o tráfico de animais silvestres da SEAM/SEA, as fotos cedidas pelo fotógrafo de aves Rogério Oliveira, a distribuição de brindes doados pela ONG Onda Verde, a palestra ministrada pela vice-presidente da Confederação Nacional de RPPNs, Maria Cristina Weyland Vieira e a exposição de livros de acervo particular sobre temas afins à gestão ambiental - como Mata Atlântica, fauna e flora. Um grande sucesso entre os visitantes que se tornou possível graças a todos os parceiros do projeto "Preservando a Mata Atlântica de Japeri".

Valorização da área rural

O município de Japeri tem cerca de 39% de seu território coberto por unidades de conservação, ou seja, 32 milhões de metros quadrados divididos entre as Áreas de Preservação Ambiental da Pedra Lisa do Pico da Coragem e do Guandu. Esses espaços são o alvo de um esforço inédito na região, que busca, ao mesmo tempo, a valorização da agricultura familiar, educação ambiental, prática de esportes ligados à natureza (voo livre, caminhada, mountain bike, etc) e, principalmente, a preservação de florestas, rios e nascentes.

Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) no Facebook:https://www.facebook.com/semades.japeri

Blog do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Japeri (COMDEMA/JAPERI): www.comdema-japeri.blogspot.com.br






































Nenhum comentário:

Postar um comentário