quarta-feira, 24 de julho de 2013

Ata da Reunião Extraordinária de 24 de julho de 2013 do COMDEMA/JAPERI

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPERI
SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE – COMDEMA

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA – 24 DE JULHO DE 2013

Às dez horas do dia 24 de julho de dois mil e treze, na sala de reuniões da PREVI, sito à estrada Ari Schiavo, S/Nº, sob a Presidência da Srª Michelle Fernanda dos Santos Oliveira, Secretária Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e presidente deste conselho e José Arnaldo dos Anjos de Oliveira, Subsecretário Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, reuniram-se em caráter extraordinário o Conselho Municipal de Meio Ambiente, de agora em diante denominada COMDEMA, instituído pela Lei 1.195/2010, de 27 de maio de 2010, combinado com a Lei nº 1.220/2011, de 16 de junho de 2011, estando presentes seus membros, conforme Lista de Presença, página 48 do LIVRO DE PRESENÇA. Abrindo os trabalhos, Michelle Oliveira cumprimentou a todos, conferiu a existência de quórum em primeira chamada, dando início à reunião extraordinária que tem como pauta I – APROVAÇÃO DO REGIMENTO ELEITORAL DO COMDEMA – José Arnaldo abre os trabalhos distribuindo cópias do REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE – COMDEMA/JAPERI, que feita leitura ponto a ponto, com algumas modificações/adaptações, de acordo com todos os conselheiros presentes, com aprovação por consenso. Este regimento está no Apêndice I, tornando-se parte integrante desta ata. Uma cópia será afixada no quadro de aviso da SEMADES. II - ICMS Verde- Arnaldo faz a leitura do despacho do Processo Administrativo nº 2.273/13, que versa sobre a solicitação de depósito dos recursos repassados pelo ICMS Ecológico, conforme Lei nº 5.100/2007, por gestão da SEMADES, proferido pela Procuradoria Geral do Município, para conhecimento dos conselheiros do COMDEMA. O grupo opinou que as gestões da SEMADES fluam na garantia da execução orçamentária destes recursos, sendo aprovados os programas para aplicação financeira, conforme Apêndice II desta Ata. III- Coleta Seletiva – Srª Michelle Oliveira Secetaria e presidente deste conselho, fala da necessidade de um espaço para que seja implantado o galpão de triagem, parte integrante do programa municipal de coleta seletiva solidária. Leva, então, a opção desse espaço ser na quadra de esportes presente no bairro Teófilo Cunha. Os conselheiros questionam como as pessoas que utilizam a quadra para qualquer coisa vão reagir a essa notícia? Assim, José Arnaldo sugere que se marque um dia, de preferência um sábado, para esclarecimentos a toda a comunidade do entorno, no formato de consulta pública. Será explicado que esta utilização será temporária, apresentando-se estudo de projeto definitivo para implantação do galpão citado. Justifica-se pela urgência de garantir-se a inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis presentes no lixão, visto que em breve haverá a licitação da empresa para gestão do Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos de Paracambi, e, com este em funcionamento, a Prefeitura Municipal de Japeri deverá destinar todos os resíduos para este, afetando a capacidade de geração de renda destes catadores. Os conselheiros aprovaram a implantação do galpão de triagem na referida quadra esportiva, pelo prazo máximo de 18 meses, devendo a Semades apresentar plano de implantação dos galpões de triagem, seja o provisório, seja o definitivo. Buscando a anuência da comunidade do entorno, com ampla divulgação junto a esta comunidade. A presidente Michelle Oliveira diz então que dará andamento no processo administrativo afeto ao caso, colhendo pareceres da PGM, da Controladoria e do Gabinete do Prefeito, bem como das secretarias associadas, tais como Esportes, Obras e Urbanismo. IV- Informes: O conselheiro Lourival, (Sarney) presidente da AMANBELÉM, pede a palavra para parabenizar a equipe da SEMADES pelo trabalho que vem sido desenvolvido, principalmente na II Conferência Municipal de Meio Ambiente, classificando a excelência em sua execução. V – ENCERRAMENTO: Nada mais havendo a tratar, agradeci a participação de todos lembrando que a próxima reunião ordinária do COMDEMA será o dia 07 de agosto, às 10 horas, na Plenária da Câmara de Vereadores. Eu, Angélica Barbosa da Silva Aguiar, secretária executiva, lavrei a presente ata que vai assinada por mim e por todos os representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente, presentes nesta data.
Semades
Michelle Fernanda dos Santos Oliveira
Titular:
José Arnaldo dos Anjos de Oliveira
Suplente:

Semed
Rejane dos Santos
Titular:
Fabrícia Batalha
Suplente:
Semosp
Márcia Cristina Ferreira Leite
Titular:
Edilaine Silva da Costa
Suplente:
Semus
Josélio Abreu Rosa
Titular:
Claudio Pires
Suplente:
Semdec
Tânia da Silva Graneiro
Titular:
Michele Barros
Suplente:
Câmara Municipal de Vereadores
Reginaldo de Souza Leão
Titular:
Ziel Pavani
Suplente:
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Japeri
Amaro Ferreira
Titular:
Heleno Vidal de Souza
Suplente:
Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Japeri - ACIAJ
Manuel Vaz Guedes e Silva
Titular:
Camilo de Oliveira Morado
Suplente:
Associação Moradores da Chacrinha - AMAC
Joaquim Marçal de Souza
Titular:
Ariane Esteves Pontes
Suplente:
Federação das Associações de Moradores Urbanos e Rurais de Japeri
Filomena Ventura da Silva
Titular:

Suplente:
Associação Moradores e Amigos da Nova Belém
Lourival Celestino da Silva
Titular:
Ismael Gonçalves da Silva
Suplente:
Ong Reciclando Vida
Danielle de Assumpção Oliveira
Titutar:
Samira Menezes
Suplente:
Secretária Executiva do COMDEMA
Angélica Barbosa de Aguiar





CONTROLE DE FREQUÊNCIA DOS CONSELHEIROS NAS REUNIÕES ORDINÁRIAS E EXTRAORDINÁRIAS DO COMDEMA
APÊNDICE 1

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE – COMDEMA/JAPERI
A Secretária Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Município de Japeri, considerando o que determina a Lei nº 1.195/2010, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, combinado com Lei nº 1.220/2011, que dispõe sobre o Regimento Interno do Comdema, convoca os interessados a participarem do processo para composição da assembléia do referido Conselho, em sua segunda gestão, prevista para o período de setembro de 2013 a setembro de 2015.
A convocação se faz em cumprimento ao determinado no Art. 5º da Lei Municipal Nº 1.195/2010 e no Art. 4º da Lei 1.220/2011, de acordo com o seguinte:

Regulamento:
1 – Vagas:
PODER PÚBLICO – 6 (seis) representantes e respectivos suplentes.

ORGANIZAÇÕES CIVIS – 6 (seis) representantes e respectivos suplentes.

2 – As indicações dos representantes e respectivos suplentes do poder público municipal serão formalizadas pela autoridade competente dos órgãos.

3 – As indicações dos representantes e respectivos suplentes das organizações civis serão feitas por seus pares, em processos de votação separados para cada um dos segmentos, no dia 04 de setembro de 2013, às 10:00 hs, na Câmara Municipal de Vereadores, situado à Avenida Francisco Antonio Russo 79, Centro de Engenheiro Pedreira, Japeri.

Parágrafo Primeiro: as vagas de titular e suplente poderá ser composta por instituições diferentes, por votação ou consenso do segmento específico.

Parágrafo Segundo: Em caso de não entendimento do segmento específico, o presidente do COMDEMA apontará vacância deste segmento.

Paragráfo Terceiro: A vaga para Entidades Comunitárias serão ocupadas unicamente pelas Associações de Moradores presentes no município de Japeri, legalmente constituídas.

4 – A participação no Conselho é conferida às pessoas jurídicas que indicarão as pessoas físicas para representá-las, por ofício da entidade, no momento da inscrição da entidade, ou até a data a realização da eleição.

5 – Para participar do processo eleitoral, as organizações civis devem ser legalmente constituídas há, no mínimo, um ano.

6 – Para habilitarem-se a participar do processo eleitoral com direito a voto, as organizações civis interessadas deverão se inscrever mediante a apresentação da ficha de inscrição (anexo II) preenchida e acompanhada da cópia de seus estatutos, devidamente registrados, e original e cópia da eleição e posse da atual diretoria, de acordo com as datas e locais especificados, no anexo I. Os funcionários nomeados na Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável poderão dar fé pública aos documentos de cópia, conferindo efetividade com o original.

7 – As organizações civis habilitadas terão direito de votar e serem votadas para o preenchimento das vagas do seu segmento, devendo comparecer ao fórum específico o seu representante, formalmente designado junto à Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, conforme item 4.

8 – Encerrado o prazo para inscrições, a Comissão Eleitoral colocará à disposição, a relação das entidades civis habilitadas.

9 – Será aberto prazo para interposição de impugnação e recursos, julgamento dos mesmos e divulgação final dos habilitados, conforme calendário, definido no Anexo I.

10 – A divulgação das listas dos habilitados e dos julgamentos dos recursos e impugnação será feita pela Comissão Eleitoral, exposto no quadro aviso da Semades, conforme o calendário, definido no anexo I.

11 – O fórum da sociedade civil será presidido por membro do próprio segmento, por comum acordo.

12 – Os fóruns de cada segmento deliberarão sobre o encaminhamento do processo eleitoral de modo a garantir a representação dos diversos setores ou categorias do segmento no COMDEMA.

13 – As instituições interessadas deverão enviar os documentos necessários, dentro do prazo previsto, para:

Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Avenida Ary Schiavo, 1000, Santa Inês, Distrito de Engenheiro Pedreira, Japeri, RJ. Cep. 26.380-010
Informações pelo tel: (21) 2664-1100 ramal 257/ 2664-3847
ou pelo e.mail: ambiente@japeri.rj.gov.br

ANEXO I

DO REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA O PREENCHIMENTO DAS VAGAS DO CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE – COMDEMA/JAPERI PERÍODO SETEMBRO/ 2013 ATÉ SETEMBRO/2015

ATIVIDADE
DATA
LOCAL
Divulgação do regulamento
02/08/2013 até 23/08
Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
www.japeri.rj.gov.br
Credenciamento
De 02/08 a 23/08/2013
Sec. do Ambiente e Des. Sust.,
End: Av. Ary Schiavo, 1000, Santa Inês, (das 9:30h 12hs e das13:00 as 16: 30h)
Divulgação dos Inscritos
27/08/2013
Sectª do Ambiente e Des. Sust.,
End: Av. Ary Schiavo, 1000, Santa Inês, (das 9:30h 12hs e das13:00 as 16: 30h)
Prazo para impugnações e recursos
27 a 29/08/2013
Sectª do Ambiente e Des. Sust.,
End: Av. Ary Schiavo, 1000, Santa Inês, (das 9:30h 12hs e das13:00 as 16: 30h)
Julgamento dos recursos e divulgação final dos habilitados
30/08/2013

Sectª do Ambiente e Des. Sust.,
End: Av. Ary Schiavo, 1000, Santa Inês, (das 9:30h 12hs e das13:00 as 16: 30h)
Fórum para eleição dos representantes das Organizações Civis
04/09/2013
Câmara Municipal de Vereadores, rua Avenida Francisco Antonio Russo 79, Centro de Engenheiro Pedreira, Japeri.
Divulgação dos resultados
10/09/2013
Na Secretª do Ambiente e Des. Sust. www.japeri.rj.gov.br




ANEXO II - DO REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA O PREENCHIMENTO DAS VAGAS DO CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE – JAPERI - PERÍODO SETEMBRO/ 2013 ATÉ SETEMBRO/2015

FICHA DE INSCRIÇÃO

Instituição:___________________________________________________________
Endereço:___________________________________________________________
Bairro:_____________________ Cidade:___________________ UF:_________
CEP:_______________________
Tel:_______________________ Fax:________________
EMail:_________________________________________
CNPJ:_____________________
Responsável pela entidade:_________________________________________
Cargo:_______________________
Data de Fundação:_____________________
Data de Eleição da Atual Diretoria:__________________________
Documentos: Cópia do Estatuto Registrado ( ) ... outros ( )
Cópia Autenticada da Ata da Eleição da Atual Diretoria ( ) ... outros ( )
Dados para contato: (preencher caso necessário )
Nome:______________________________________________________________
Endereço:___________________________________________________________
Bairro:__________________ Cidade:____________________ UF: _________
CEP:____________
Tel:____________________ Fax:_______________________
Email_____________________________________________



APÊNDICE II
Poder: Executivo
Órgão: 21 – SEC. MUNICIPAL DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Unidade: 21001 – Sec. Mun. do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Classificação Programática
Classificação Econômica
Total de Despesas
Código
Programa/Projeto/Atividade
Código
Elementos de Despesa






18.541.0063
REMEDIAÇÃO LIXÃO DE JAPERI



18.541.0063.1014
REALIZAR ESTUDOS GEOAMBIENTAIS
33.90.30.05
491 – Outr. Serv. De Terceiros PJ - Outros
10.000,00


1
Recursos Próprios



4.4.90.51.01
492 – Obras e Instalações – diversos
0


1
Recursos Próprios





10.000,00
18.541.0065
PROGRAMA COLETA SELETIVA



18.541.0065.2016
Coleta Seletiva Solidária
3.3.90.00.03
987 – Mat. De Consumo
25.000,00


1
Recursos Próprios



3.3.90.00.03
493 – Out. Serv. De Terceiros P.J. – Outros
260.000,00


1
Recursos Próprios



4.4.90.51.01
494 – Obras e Instalações – diversos
50.000,00


1
Recursos Próprios



4.4.90.52.01
988 – Equipamentos e Materiais Permanentes – diversos
15.000,00


1
Recursos Próprios





350.000,00
18.541.0066
ARBORIZAÇÃO URBANA



18.541.0066.2062
PROMOVER ARBORIZAÇÂO NA CIDADE
33.90.30.03
495 – Mat. De Consumo – Outros
0


1
Recursos Próprios



33.90.36.02
496 – Outros Serviços Terceiros PF – Outros
0


1
Recursos Próprios



3.3.90.39.05
497 – Outr. Serv. de Terceiros PJ – Outros
10.000,00


1
Recursos Próprios



10.000,00
18.541.0067
IMPLEMENTAÇÂO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÂO



18.541.0067.2063
CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS UC’S
3.3.90.30.03
477 – Mat. De Consumo – Outros
10.000,00


1
Recursos Próprios



3.3.90.36.02
478 – Out. Serv. De Terceiros P.F. – Outros
130.000,00


1
Recursos Próprios



3.3.90.39.05
479 – Out. Serv. De Terceiros P.J. – Outros
10.000,00


1
Recursos Próprios





150.000,00
18.541.0068
EDUCAÇÃO AMBIENTAL



18.541.0068.2064
DESENVOLVER CAMPANHAS EDUCATIVAS
3.3.90.30.03
480 – Mat. De Consumo – Outros
40.000,00


1
Recursos Próprios



3.3.90.36.02
481 – Outros Serviços Terceiros PF – Outros
80.000,00


1
Recursos Próprios



3.3.90.39.05
482 – Out. Serv. De Terceiros P.J. – Outros
20.000,00


1
Recursos Próprios





140.000,00

Total de Projetos:
595.000,00



Total de Atividades:
65.000,00



Total Geral:
660.000,00




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