sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Meio Ambiente de Japeri: Um passo à frente na preservação da natureza


Esclarecedora e mobilizadora. Assim foi a “Roda de Conversa sobre RPPNs”, evento realizado pela Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Japeri (SEMADES) no dia 14 de fevereiro, no Sítio Cacique, no bairro Teófilo Cunha. Reunindo proprietários rurais, técnicos, estudiosos do assunto e gestores públicos da área ambiental, o encontro ofereceu uma visão clara e educativa sobre os benefícios obtidos com a criação dessa modalidade de unidades de conservação.

Com a presença de Michelle Oliveira (secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Japeri), Sonia Wiedmann (doutora em Direito Internacional do Meio Ambiente pela Universidade de Estrasburgo/França e procuradora do Ibama), Beto Mesquita (diretor do Programa Mata Atlântica/Conservação Internacional do Brasil), Flávio Silva (chefe da Reserva Biológica do Tinguá - ICMBio/MMA), Hélio Vanderlei (diretor de Políticas Públicas da ONG Onda Verde), Mariela Rosa (Emater-Rio/Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu) e José Luís Monsores (diretor do Serviço de Reservas Particulares do Patrimônio Natural - Dibap/Inea), a Roda de Conversa teve início com a saudação do prefeito Timor, que agradeceu a presença dos convidados e do público, destacando a importância da preservação ambiental para o futuro do município e do planeta.

COMDEMA marca presença

Outro destaque coube à participação dos integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Japeri (COMDEMA). Seis conselheiros (Michelle Oliveira, José Arnaldo, Nélio Peçanha, Joaquim Marçal, Filomena Ventura e José Gomes) marcaram presença no evento, participando ativamente das discussões e dialogando com os convidados e a sociedade civil.

Após uma breve apresentação, onde foram explanadas as características, funções, benefícios e os passos necessários para criação das RPPNs, os convidados formaram uma roda de conversa com o público e esclareceram dúvidas. Nesse momento, por exemplo, os proprietários rurais foram informados sobre requisitos legais, isenções de impostos e a importância da integração das propriedades a organismos como os Mosaicos de Preservação Ambiental. Beto Mesquita também destacou a existência de outros instrumentos de preservação ambiental que igualmente preservam o meio ambiente e trazem consigo algum tipo de apoio aos proprietários, como as Reservas Legais.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário